Como transformar em fração?
Antes é preciso deixar claro que as dízimas que trataremos aqui são as representações decimais de números racionais. Portanto não trabalharemos com as dízimas infinitas e não-periódicas (pois trata-se de números irracionais, e veremos oportunamente sobre eles).
Toda fração tem uma representação decimal e essas podem ser infinitas ou finitas. As que tem fim, já foram abordadas aqui.
As Dízimas Infinitas
Quando um número decimal tem infinitas casas depois da vírgula e tais números apresentam um padrão (sempre se repetem a partir de determinada casa decimal), dizemos que tal dízima é infinita e periódica - pois apresenta números que se repetem indefinidamente nas casas decimais (o período).
Se houver números entre a vírgula e o período, os chamamos de parte não-periódica (ou antiperíodo) da dízima. E essa será uma dízima periódica composta.
Escrevemos a dízima até o seu período e colocamos uma barra horizontal em cima deste, indicando que esta será a parte que se repetirá infinitamente.
Por exemplo:
Transformando em frações
No caso da dízima periódica simples, colocamos o período no numerador e o denominador terá tantos números 9 quantos dígitos houver no período. Assim:
Repare que na terceira dízima da figura acima há uma parte inteira e três dígitos no período. Pode-se desmembrar o número numa soma da parte inteira com a dízima:
E então aplicar o que foi citado acima, isto é, colocar os algarismos do período no numerador e no denominador vai a quantidade de três números 9 (pois é a quantidade de algarismos do período). Daí basta efetuar a soma:
1 + 123/999 = 1122/999

Para as dízimas periódicas compostas o raciocínio é bem parecido.
Vamos continuar colocando um número 9 no denominador para cada dígito do período, contudo, para cada algarismo do antiperíodo acrescentaremos - também no denominador - um número zero.
Para o numerador, temos de fazer a seguinte conta:
(parte inteira com antiperíodo e período) - (parte inteira com antiperíodo)
________________________
Exemplo:
Note que há uma parte inteira diferente de zero, uma parte não-periódica (antiperíodo) e o período, conforme a seguir:
parte inteira: 1
antiperíodo: 3
período: 721
Podemos, então, montar os números para fazer a conta do numerador.
Parte Inteira com Antiperíodo e Período: 13721
Parte Inteira com Antiperíodo: 13
Numerador: 13721 - 13 = 13708
Para o denominador, serão três números 9 acompanhados de um zero (pois há um algarismo no antiperíodo):
Denominador: 9990
Logo, a fração que gera a dízima dada (fração geratriz) é:
13708 / 9990
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agende sua aula!
------------------------
resolva@live.com
(17) 9.9248-3156