Circunferência ou Círculo
Sim, há diferenças gritantes entre essas duas palavras. A circunferência é apenas a "borda" da figura,
ou seja, são todos os pontos que estão a uma mesma distância de um outro ponto, chamado de Centro da Circunferência. Aqui veremos como chegar ao valor de seu comprimento e algumas características como raio e diâmetro. Ela será abordada mais profundamente pela Geometria Analítica, sobre a qual discorreremos oportunamente.
Já o Círculo, é toda a região interior da circunferência. Ele ocupa uma área no plano em que está inserido e por isso é tratado pela Geometria Plana, que é o assunto deste tópico.
A Circunferência
Pense em um ponto (o chamaremos de Ponto O) que esteja num plano qualquer. Tome uma distância fixa e imagine todos os pontos que estão distantes de O a esse mesmo valor fixo. Esses pontos formam a Circunferência.
O Ponto O é o centro da circunferência. A distância de O até qualquer ponto da figura é sempre a mesma, e é chamada de raio. Se você unir 2 pontos distintos da circunferência por um segmento passando pelo centro, este segmento terá o dobro do tamanho do raio, e será chamado de diâmetro.
Já quando se une 2 pontos quaisquer, sem passar pelo centro, temos a corda.
Há uma relação muito conhecida da circunferência que nos fornece um valor igualmente famoso, que é o pi (π). Trata-se de um número irracional, obtido através da razão entre o comprimento e o diâmetro da circunferência, e é sempre o mesmo valor (qualquer que seja a circunferência). Por ser irracional, suas casas decimais são infinitas e sem padrão. Muitos aproximam seu valor para 3,14 afim de facilitar certos cálculos.
Bem, como o pi é o comprimento (c) dividido pelo diâmetro (d), podemos escrever
π = c / d
Como π é uma constante de valor sempre positivo, então
π ∙ d = c (apenas multiplicamos os membros da equação por d, ou seja, multiplicamos em "cruz")
Mas lembre-se que o diâmetro é o dobro do valor do raio (r), isto é, d = 2r
Assim:
π∙d = c ⇨ π∙2r = c
Portanto, o comprimento é dado por c = 2π∙r
O Círculo
Já sabemos que o círculo é toda a parte interior da circunferência. Sendo assim ele ocupa uma determinada área (A) no plano em que está inserido e, essa área, pode ser calculada pela seguinte expressão:
A = π∙ r2
Dada uma circunferência, o comprimento da parte compreendida entre dois raios é dito
Arco (na figura, indicado pela letra L), e sua parte interna é o Setor Circular (em verde na figura ao lado). O ângulo formado pelos raios é chamado de Ângulo Central, e ele é utilizado no cálculo da área do setor circular, assim:
A = π∙r2 ∙ θ/360
Onde θ é a medida do ângulo central.
Arco (na figura, indicado pela letra L), e sua parte interna é o Setor Circular (em verde na figura ao lado). O ângulo formado pelos raios é chamado de Ângulo Central, e ele é utilizado no cálculo da área do setor circular, assim:
A = π∙r2 ∙ θ/360
Onde θ é a medida do ângulo central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agende sua aula!
------------------------
resolva@live.com
(17) 9.9248-3156